Moda Circular e o crescimento dentro do mercado de luxo através do movimento “second hand”
Que o movimento de consumo constante da população vem diminuindo, a curto passos mas vêm, todo mundo já sabe. Após a onda de consumo consciente e moda sustentável tomar conta do mercado, trazendo um impacto positivo para o meio ambiente, notou-se um número considerável de pessoas que passaram a consumir peças vendidas em brechós e bazares.

Algumas marcas readaptaram suas produções em massa, trazendo ainda mais qualidade nos produtos e diminuindo suas coleções lançadas durante o ano, fazendo assim que suas peças se tornassem cada vez mais exclusivas. O que nos leva diretamente à análise do mercado de luxo, que trabalha diretamente com peças exclusivas e com muita qualidade. Notando isso, algumas marcas brasileiras e principalmente internacionais, mudaram suas estratégias para também se inserirem no conhecido movimento “second hand”.
Em 2022, a Balenciaga apresentou algumas coleções antes da sua fatídica polêmica, que trouxe muita reflexão aos consumidores. A começar pelo local escolhido para desfilar a coleção, numa bolsa de valores em Nova York, logo após ao lançamento de um tênis com aparência de destruído e sujo. O que a marca realmente quis comunicar através disso, não conseguimos pontuar, mas vale utilizar a analogia para a refletir então, uma mudança no comportamento de consumo (que supostamente diminuiria, atingindo a bolsa de valores) e a inserção de produtos usados no mercado de luxo. E foi exatamente esse movimento que a Balenciaga e outras marcas fizeram, criaram seus programas de resale e second hand.

Second hand
A second hand consiste basicamente na venda de roupas ou acessórios usados (geralmente são doados ou trocados), ou seminovos por meio de uma curadoria que engloba a faixa de preço do varejo com a do brechó, sem perder a identidade da marca que está sendo vendida.
A partir disso, grande parte dessa geração hoje, consulta uma loja de second hand ou programas de resale antes de comprar um produto novo na loja física ou online. O que trouxe um resultado expressivo para esse mercado aos dias atuais, fazendo com que nos próximos anos esse seja então o mercado com maiores ações dentro da bolsa de valores e trazendo um grande impacto à moda sustentável e consciente.
E aí, o que você tem achado sobre esse movimento? Mais uma vez, eu e minha equipe vamos seguir conscientes de tudo para atualizar também por aqui.