Queda nos Preços de Relógios Rolex e Patek Continua em Meio a Mudanças no Mercado

As renomadas marcas suíças enfrentaram uma grande transformação após atingirem picos históricos no mercado secundário no início de 2022, período em que muitos consumidores, confinados em casa, direcionaram suas economias acumuladas durante a pandemia para a compra de relógios de luxo.

Foto reprodução | Rolex

Os preços dos relógios de alta gama mais desejados caíram novamente no mercado secundário no mês passado, prolongando uma tendência de queda que já dura dois anos. Esse movimento ocorre à medida que investidores buscam outras oportunidades após o esfriamento do boom pandêmico.

O Bloomberg Subdial Watch Index, que monitora os 50 modelos de relógios mais negociados pelo valor de transação, apresentou uma queda de menos de 1% em junho. Ao longo de um ano, a queda foi de 8%, e nos últimos dois anos, o índice caiu 23%, de acordo com dados da Subdial, uma plataforma de negociação de relógios com sede no Reino Unido. Em contraste, o índice S&P 500, que é um dos principais referenciais do mercado de ações dos EUA, registrou um aumento de 27% no último ano.

As marcas suíças mais prestigiadas, como Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet, experimentaram uma grande mudança após alcançarem valores sem precedentes no mercado secundário no início de 2022. Durante os 12 meses até junho de 2022, o Bloomberg Subdial Watch Index subiu 40%, enquanto o S&P 500 caiu cerca de 1%.

Embora muitos dos modelos mais populares ainda sejam vendidos acima dos preços de varejo, os especuladores que entraram no mercado esperando que os relógios continuassem a valorizar foram surpreendidos, pois ações e outros investimentos passaram a oferecer retornos mais atraentes.

Mesmo com a crise, alguns relógios de marcas específicas continuam a valorizar. O índice Subdial para preços de relógios Cartier subiu quase 2% em um ano, pois os relógios da marca francesa, propriedade da Richemont, ganharam popularidade entre os colecionadores. Os relógios Cartier, geralmente mais acessíveis que Rolex, Patek ou Audemars Piguet, tendem a ser vendidos abaixo dos preços de varejo.

Em junho, os modelos Rolex, que compõem a maior parte do índice, mantiveram-se estáveis, enquanto os preços dos relógios da marca irmã Tudor caíram. Relógios de luxo de entrada, bem como os índices das marcas Omega e Cartier do Swatch Group AG, mostraram ganhos modestos durante o mês, conforme apontam os dados da Subdial.

Com informações da Bloomberg

Sair da versão mobile